Redes de Comunicação
Amadora
E-mail: azorofox@hotmail.com
É fundamental conhecer algumas grandezas e medidas.
A unidade "bit" será sem dúvida a nossa referência na matéria.
É mais conhecida como medida de intensidade do som, porém, também é utilizada para descrever todos os sinais de rede, sejam ondas de voltagem em cobre, impulsos ópticos em fibra ou micro-ondas num sistema sem fios.
DB mede a perda ou ganho de potência de uma onda. Os décibeis podem ser números negativos, o que representa uma perda na potência da onda a propagar-se, ou números positivos, o que representa um ganho na potência se o sinal for amplificado.
A sua utilização deve-se sobretudo à simplicidade dos cálculos serem reduzidos a somas e subtracções.
A largura de banda de um canal é definida como a diferença entre a frequêcia mais alta e a mais baixa que o canal pode realmente transmitir.
e tambem e conhecida como ADSL.
Exemplo:
Numa rede, a largura de banda é medida em bit/s.
É a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo. Pode-se usar o termo throughput para referir-se a quantidade de dados transferidos em discos rígidos ou em uma rede, por exemplo; tendo como unidades básicas de medidas o Kbps, o Mbps e o Gbps.
O valor chama-se throughput, que pode traduzir como a taxa de transferência efectiva de um sistema de transmissão ou ainda a quantidade de dados transferidos por unidade de tempo.
Existem 2 factores que podem influenciar o throughput:
- A frequência máxima de transmissão.
- A taxa de erro do canal.
ADSL= Asymmetric Digital Subscriber Line
Significa taxa de bits.
É a velocidade com que os bits são convertidos ou processados por unidade de tempo.
© 2013 Todos os direitos reservados.